Nossa greve é legal!
Com a confirmação da legalidade da greve, as faltas não podem ser mais “injustificada” e precisam ser transformadas em “justificadas”. Além disso, as consequências no impacto em triênio, quinquênio, licença prêmio, estágio probatório etc, não existem mais.
Contudo, a devolução do desconto de greve precisa ser negociado, depende da decisão da Prefeitura Municipal. Uma greve legal pode ter desconto, mas isso nunca ocorreu em Araucária, inclusive por não haver justificativa, tendo em vista que nos propomos a compensar os dias paralisados.
Na audiência com o Ministro Púbico do Trabalho, o procurador deixou claro que há entendimento pacificado do STF para a negociação de compensação dos dias paralisados e não desconto salarial. Porém, a Prefeitura afirmou que manteria o desconto por causa da decisão liminar, provisória, vigente na época, que agora caiu.
Agora precisamos reforçar a mobilização, que foi antecipada para quarta-feira, para que devolvam os descontos feitos nos salários e façam a recomposição salarial da inflação.