SIFAR cobra da SMSA ampliação do número de vagas no concurso público
Na tarde de ontem (10), a diretoria do SIFAR esteve reunida com o secretário e outros representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para discutir sobre a realização do concurso público.
Um documento foi entregue ao secretário solicitando que seja ampliado o número vagas e a quantidade de cargos contemplados no concurso, já que o índice dos gastos com pessoal diminuiu para abaixo do limite. Desta forma, o município não fica mais limitado a necessidade que repor apenas aposentados e falecidos.
Na solicitação foi pedida também a abertura de concurso para todos os cargos, mesmo aqueles que já estão preenchidos, em caráter de cadastro reserva, incluindo médicos especialistas. Além disso, foi pedida a criação do cargo de atendente de farmácia no município, pois não é atribuição do auxiliar e técnico de enfermagem dispensação de medicamentos e sim, administração dos mesmos.
A Secretaria de Saúde se comprometeu a buscar junto ao Departamento de Gestão de Pessoas o fortalecimento das UBS e cobrando o aumento do número de médicos clínicos geral, técnicos de enfermagem e a inclusão do cargo de enfermeiro e fisioterapeuta. Como também a criação do cargo de atendente de farmácia.
Porém, com relação aos médicos especialistas, a diretoria não sentiu muito empenho da Secretaria, em mantê-los como estatutários e sim, forçar uma terceirização.
Ficou agendada para a próxima semana mais uma reunião em que a SMSA dará um retorno sobre as solicitações realizadas pelo sindicato. É urgente que TODOS fiquem atentos e unidos para pressionar a gestão e acompanhar o andamento de todo o trâmite do concurso, para que não sejamos enganados mais uma vez!