SMSA afirma que o fechamento do PAI será na próxima semana, dia 01/06!
Na manhã de hoje (24) aconteceu uma reunião entre dirigentes do SIFAR e a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) sobre a terceirização da UPA e do PAI.
A secretaria informou que dia 01 de junho, o Pronto Atendimento Infantil será fechado. Os pediatras do PAI serão transferidos para o HMA, onde atenderão as crianças e os outros servidores seguirão para a UPA, ambulância e unidades de saúde.
Mesmo com o processo administrativo da Promotoria de saúde de Araucária, Audiência Pública, não concordância do COMUSAR e após a intervenção no HMA ter dado tantos problemas, ainda assim a prefeitura insiste que privatizar é a solução para todos os problemas.
Segundo a gestão, a UPA também será terceirizada até o final do ano, ou seja, a transferência dos servidores do PAI para lá é temporária. Além de não resolver o problema das unidades básicas, como era a promessa do governo, a terceirização de TODA a urgência e emergência da saúde de Araucária só vai remediar o problema. Isso tudo só mostra a todos que a intenção do governo é puramente passar para a iniciativa privada e não “melhorar” a saúde de Araucária.
Com a chamada do concurso é a mesma coisa, não existem vagas de técnico de enfermagem no município para suprir nem os aposentados e falecidos. Em outubro do ano passado o governo prometeu que iria mandar emergencialmente o projeto para a Câmara Municipal para essa ampliação. Entretanto o projeto ainda está parado na Gestão de Pessoas e a resposta da SMSA foi de que irá começar a avaliar quantos profissionais são necessários. 8 meses se passaram ainda não fizeram essa avaliação! É o governo Hissam brincando com a nossa saúde!
Novamente a gestão diz que precisa de mais tempo para organizar a saúde. Enquanto isso “mete os pés pelas mãos”!
Amanhã (25) às 18h acontecerá uma reunião do COMUSAR. Participe!
Saúde não é mercadoria!