Dia do Professor: valorização tem que ir além do dia 15 de outubro
Passamos por mais um 15 de outubro, dia de homenagear as professoras e professores que, com o seu trabalho, educam as futuras gerações e tornam tantas outras profissões possíveis.
Apesar de desenvolverem um trabalho tão importante, as professoras e professores recebem 30% menos que os demais profissionais que têm o mesmo nível de formação.
Essa falta de valorização é comum em todo o país, especialmente após a aprovação do projeto que congelou por 20 anos os investimentos públicos e da eleição de um presidente que tem a privatização das estatais e dos serviços públicos como prioridade.
Além da falta de valorização e dos baixos salários, as condições de trabalho são precárias. A sobrecarga de trabalho só aumenta e as exigências também.
Em Araucária, além disso tudo, parte dos profissionais que se dedicam à educação dos filhos e filhas de outros trabalhadores não são sequer reconhecidos como professores.
A gestão Hissam age como se enviar alguns cartões às escolas e CMEIs no dia 15 de outubro fosse o suficiente para valorizar as professores e professoras, empurrando para debaixo do tapete os problemas que prejudicam a qualidade da educação. Prova disso é que a Prefeitura cancelou em cima da hora a reunião marcada para o dia 15 de outubro, Dia dos Professores, que debateria o reconhecimento das educadoras e educadores infantis como professores.
Com por causa da greve realizada no ano passado, a gestão Hissam se comprometeu a avançar e garantir esse reconhecimento, mas a elaboração da lei que garantirá essa valorização caminha a passos lentos.
Não basta dar parabéns no dia 15 de outubro e desvalorizar no resto do ano.
As educadoras infantis de Araucária têm a responsabilidade de educar dezenas de crianças nos primeiros anos da vida, fase em que o aprendizado é decisivo, pois serve de alicerce para os conhecimentos que serão adquiridos ao longo de toda vida.
Precisamos do apoio das mães, dos pais e dos demais trabalhadores. A luta pelo reconhecimento é justa e necessária para avançar na qualidade da educação infantil de Araucári