SIFAR esclarece dúvidas sobre lista com nomes de servidores que receberam o auxílio emergencial
Nesta sexta-feira (29) a direção do SIFAR foi informada que uma lista com os nomes dos servidores que teriam supostamente recebido indevidamente o auxílio emergencial do governo federal foi divulgada em diversos grupos.
O Sindicato recebeu várias perguntas dos servidores sobre a lista e, por isso, gostaríamos de esclarecer e afirmar:
* Estar com o nome na lista não significa que os servidores agiram de má fé. Muitos servidores foram vítimas de um erro no sistema, que pagou para todas as pessoas que já tiveram Cadastro Único em algum momento da vida, mesmo sem terem feito a solicitação. Se tivessem cruzado os dados devidamente, saberiam quem atualmente é servidor público.
* Mesmo recebendo os R$600,00 do auxílio sem solicitar, muitos servidores já devolveram ou estão em processo de devolução do dinheiro.
* O SIFAR lamenta caso a divulgação da lista por servidores em grupos do Sindicato tenha ofendido algum servidor.
* Os servidores que receberam o auxílio sem terem solicitado devem procurar a Caixa Econômica para a devolução do dinheiro e reclamar na ouvidoria do governo federal pelo site https://ouvidorias.gov.br/ ou enviar e-mail para cgupr@cgu.gov.br; Quem não recebeu o auxílio também pode entrar em contato com a ouvidoria pelos mesmos endereços.
É importante destacar que, em ambas as situações, o servidor deve encaminhar o documento (e-mail ou comprovante de pagamento) à Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SMGP) para o e-mail smgp@araucaria.pr.gov.br.
Manifestamos também o nosso apoio aos servidores que se sentiram difamados e relembramos que existe uma campanha de difamação do funcionalismo público e não podemos reforçar essa postura que tenta diariamente desmobilizar a luta do servidor público por nenhum direito a menos. O servidor público não pode pagar pelo erro alheio. Firmes!