Estatuto do SIFAR é alterado em assembleias para avançar no trabalho de base
Nas assembleias virtuais dos dias 15 e 17 de dezembro, os servidores de Araucária aprovaram as mudanças necessárias no estatuto do SIFAR para que o sindicato seja ainda mais democrático e aberto à participação da base.
A principal alteração diz respeito à substituição do modelo de direção presidencialista pela direção colegiada organizada em coordenações. Ao invés do presidente, a diretoria passa a contar com dois coordenadores gerais.
Esse novo modelo favorece as decisões coletivas e horizontalizadas e é mais compatível com a condução do sindicato como um instrumento de luta. A organização da diretoria em coordenações busca valorizar as atividades de organização e mobilização junto aos trabalhadores da base. Além da coordenação geral, as outras cinco coordenações são: Coordenação de Finanças; Coordenação de Comunicação; Coordenação de Aposentados; Coordenação de Organização Sindical e Trabalho de Base; e Coordenação de Formação Político Sindical, Organização dos Trabalhadores e Solidariedade de Classe.
As mudanças também incluíram a separação entre a diretoria responsável pela condução do Sindicato e o Conselho Fiscal responsável por fiscalizar as contas da entidade. Agora, o Conselho Fiscal será eleito em separado para avançar ainda mais na transparência nas prestações de contas.
Também foram aprovadas alterações que buscam ampliar o número de sindicalizados com direito de votar e ser votado nas eleições do SIFAR, considerando a importante ampliação do quadro com os últimos concursos.
A discussão sobre as mudanças necessárias no estatuto do SIFAR teve início na reunião online realizada no dia 8 de dezembro. Para facilitar o debate e aprovação das propostas, os temas foram divididos em duas assembleia. A votação começou na assembleia do dia 15 de dezembro e foi encerrada no dia 17.