Solidariedade: é tempo de cuidarmos uns dos outros
Atravessar a pandemia sendo linha de frente no combate ao coronavírus tem sido bastante difícil. Lidar com as graves consequências da crise sanitária na vida econômica e social da população e, ao mesmo tempo, chorar a dor da perda de pessoas queridas, viver a tensão daqueles que lutam contra essa doença exige que nos reconheçamos como iguais, como trabalhadores repletos de sentimentos, incertezas e inseguranças.
Precisamos, cada vez mais, nos reconhecer na dor que cada um tem passado neste momento. Que o luto, mesmo quando transformado em luta, não apaga os sentimentos que vivenciamos, mas dá vazão e propõe avançar, melhorar e realizar o que é de interesse comum.
Choramos, no dia 13 de maio, a perda de 430.417 vidas, em números oficiais, decorrentes do coronavírus. Hoje, certa e infelizmente, esse número será ainda maior. Sentimos as dificuldades daqueles que conseguiram superar a doença, mas hoje convivem com suas sequelas. Torcemos com furor e expectativa a melhora de cada um daqueles que lutam pela recuperação, seja em casa ou em internamento. Esses não são número, são vidas, amigos, acolhidos, colegas de trabalho, enfim, pessoas queridas que vemos passar por esse momento difícil.
Precisamos nos apoiar, em cada local de trabalho, a cada momento de estresse, ou dia de trabalho em que precisamos atender a população, mesmo com os pensamentos e sentimentos tomados pelas preocupações decorrentes da pandemia.
O SIFAR se solidariza a cada trabalhador que enfrenta ou enfrentou a doença, a cada ente querido perdido, a cada um que tem que seguir dia após dia na linha de frente dos serviços essenciais para garantir direitos ao conjunto dos demais trabalhadores. É tempo de cuidarmos uns dos outros e seguirmos com ternura na busca de dias melhores.
É importante relembrar que, para ajudar a atravessar esse momento difícil, o SIFAR e o Observatório Operário promovem na próxima terça-feira (18) uma roda de conversa intitulada Ombro Amigo para Dias de Luta. O evento, feito especialmente para os trabalhadores da assistência social, acontece às 19h30 pela plataforma Zoom.