A Educação Infantil de Araucária faz história
Depois de anos de luta por valorização, inúmeras reuniões e muita mobilização, as Educadoras Infantis de Araucária deram um passo muito importante e estão ainda mais perto de conquistar o reconhecimento para toda a categoria.
A Prefeitura divulgou na última terça-feira (8) o relatório produzido pela assessoria contratada para realizar o estudo sobre o reconhecimento das trabalhadoras como professoras da educação infantil. O documento, que era esperado pela categoria desde abril, é assinado pelo prefeito Hissam e afirma a intenção da gestão de reconhecer as Educadoras Infantis I e II como parte do quadro da educação.
Com o reconhecimento, as trabalhadoras terão enfim a valorização pela qual batalharam tanto e poderão continuar realizando um atendimento de qualidade para a população. Além disso, estarão ainda mais fortalecidas para seguir na luta em defesa do serviço público em Araucária.
Essa vitória só foi possível devido à força da união das Educadoras Infantis. Mesmo diante da lentidão da Prefeitura, o cancelamento do processo de licitação da empresa contratada para realizar o estudo do reconhecimento, e até mesmo a pandemia de Covid-19, a categoria não esmoreceu.
Ao longo dos anos, a categoria, junto ao Sindicato, ocupou as ruas diversas vezes com greves, atos e carreatas para pressionar a Prefeitura e também passar a mensagem da nossa luta para a população de Araucária, que deve ser informada sobre a verdadeira situação do funcionalismo público do município. E na mobilização em defesa dos direitos e valorização, as trabalhadoras estavam mais unidas, com a certeza de que só a luta muda a vida.
E é nesse clima que as Educadoras Infantis vão intensificar ainda mais a mobilização pelo reconhecimento, pois a luta ainda não acabou. As trabalhadoras não vão mais aceitar enrolação por parte da gestão Hissam e o foco agora é garantir que o relatório se transforme em um Projeto de Lei na Câmara de Vereadores e que atenda a reivindicação principal: o reconhecimento de TODAS as Educadoras Infantis de Araucária.
O extenso histórico de luta já mostra que a Educação Infantil de Araucária fez história. Por isso, o SIFAR e essas trabalhadoras comemoram essa importante vitória alcançada graças à organização e persistência diante de tanto descaso e morosidade que já enfrentamos. No entanto, estamos de olhos bem abertos para os próximos passos da nossa mobilização, que serão decisivos na conquista do reconhecimento.