Escolha dos livros didáticos para a Educação Infantil é um retrocesso!

Contrariando todas as práticas pedagógicas e as necessidades das crianças na Educação Infantil, o Ministério da Educação determinou que os coordenadores pedagógicos e diretores de unidades de ensino de educação infantil têm até o dia 30 de agosto para escolher obras didáticas Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). E você, mãe, pai ou responsável de estudante deve estar se perguntando: como a aquisição e o uso de livros didáticos na Educação Infantil vai interferir na aprendizagem da criança?

A resposta é que esse material, além de ser comprado com dinheiro público para gerar lucros milionários para grandes editores, é unicamente voltado ao método fonético. Ou seja, um método sem conteúdo relevante, com o objetivo de impor uma alfabetização precoce.

Com isso, essa medida não contempla as concepções da Educação Infantil, como a elaboração de atividades e brincadeiras levando em consideração o contexto social no qual o aluno convive, além de colocar a criança como protagonista de sua aprendizagem. Esses devem ser os eixos norteadores da prática pedagógica na Educação Infantil, e não materiais pobres em conteúdo que não vão contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças nessa fase.

Imagine o seu filho recebendo um material didático no qual aparece uma fruta que ele nunca viu e dificilmente terá acesso na região. Esse é apenas um pequeno exemplo de várias situações em que as obras não apresentarão qualquer contextualização para a criança. As obras, além de impedir a organização da aprendizagem por meio das experiências e vivências, não farão sentido para o aluno, prejudicando sua aprendizagem em um momento tão crucial da formação humana.

É por meio das interações e da brincadeira que o trabalho docente na Educação Infantil deve se pautar! Por isso, a aquisição de livros didáticos que não traduzem o contexto familiar e social é um grande retrocesso. Em Araucária, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) está impondo essa escolha sem diálogo. No entanto, os servidores da educação não vão permitir esse absurdo!

Converse com os servidores da educação e a sua comunidade escolar para ampliar a discussão sobre as reais necessidades da Educação Infantil e diga NÃO ao PNLD 2022. Firmes!

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