Tem Covid-19 na sua unidade? Preencha o formulário
O SIFAR tem recebido diversas denúncias de Covid-19 nos locais de trabalho, principalmente na área da educação. A gravidade da situação precisa ser denunciada, por isso, precisamos que você preencha o formulário abaixo ou clique aqui para que o SIFAR tenha dados que mostrem a situação. Dessa forma, poderemos nos mobilizar e realizar uma denúncia formal ao Ministério Público do Trabalho.
Se você não é da educação, você também pode denunciar adaptando o formulário às necessidades do seu local de trabalho. O SIFAR está de olho nos dados e nos locais de trabalho, lutando pela segurança de todos.
E a vacinação das crianças?
Em março, o jornal do SIFAR trouxe uma coluna explicitando um pouco mais dos casos de Covid-19 nas unidades escolares e você pode conferir o jornal clicando aqui.
Infelizmente, com o retorno presencial das aulas a administração sequer distribuiu máscaras para os trabalhadores da educação e crianças. Isso em um cenário que as crianças de 0 a 5 anos ainda nem iniciaram a imunização. E as crianças de 5 a 9 anos que receberam a primeira dose representam menos de 1% da totalidade. Os dados são da própria prefeitura de Araucária.
Para os trabalhadores da educação – especialmente da educação infantil – é impossível não haver contato físico com as crianças, inclusive devido às necessidades de cada faixa etária. No caso das crianças de 0 a 5 anos muitas vezes é necessário auxílio para ir ao banheiro ou para se alimentar. E ainda, as crianças muitas vezes demandam atenção dos professores e professoras no cotidiano.
O retorno presencial poderia ser muito melhor se a Prefeitura de Araucária seguisse os protocolos contra à Covid-19 que já foram aprovados no mundo inteiro que há mais de dois anos estuda o vírus. A ciência sabe como acabar com a pandemia, o que falta para isso acontecer é responsabilidade dos governos.
Em Araucária, claro, não é diferente. Lotar salas de aulas sem o esquema vacinal ou nem sequer máscaras seguras é a fórmula para o adoecimento e para o fracasso do retorno presencial das aulas.
Os servidores e servidoras que estão à frente dos locais de trabalho podem ajudar o SIFAR denunciando essas condições. Se a Prefeitura não segue os protocolos de saúde, não distribui EPIs e existem contaminações nos locais de trabalho, denuncie para o SIFAR através do formulário ou pelo telefone (41) 99886-0107.