COMUSAR nega espaço democrático e mantém reuniões online que dificultam participação

Aconteceu terça-feira, dia 28, a reunião do Conselho Municipal de Saúde de Araucária, o COMUSAR, que teve como foco a votação do Relatório Anual de Gestão da Saúde de 2022. Infelizmente, mesmo depois de inúmeras dificuldades técnicas e reclamações na última reunião do dia 14, a votação que tinha caráter de participação presencial e online, deixou novamente o entendimento de usuários e base desconsiderados.

Houveram problemas de comunicação no ponto presencial, resultado da má qualidade do áudio e vídeo e a instabilidade das conexões, que fez com que fosse difícil o entendimento e participação real dos usuários envolvidos, principalmente os mais idosos.

Quanto à votação do Relatório Anual de Gestão da Saúde, o mesmo terá alguns pontos revistos para a próxima reunião. Mas, apesar do apelo dos trabalhadores e de muitos usuários pelo fortalecimento de um espaço democrático e acessível completamente presencial, a gestão votou de maneira unânime por manter em meios online. A sugestão acabou aprovada no conselho mesmo com todas as complicações envolvidas. As reuniões híbridas dificultam a transparência e isso precisa ser debatido.

A pedido do SIFAR, foi incluído um ponto de pauta para a próxima reunião do conselho para discutir a respeito da UPA de Araucária que está em processo de avaliação da vigilância sanitária, já que não dispõe da estrutura necessária para utilizar o aparelho de Raio-X parado há mais de um ano e meio.

Incentivamos a participação de todos, servidores e usuários, nas reuniões do COMUSAR que acontecem uma vez por mês. É muito importante manter e disputar os espaços conquistados para o fortalecimento da saúde no município, a organização faz parte da luta por um serviço público de qualidade.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais