Dia Internacional da Enfermagem homenageia trabalhadores essenciais para a sociedade

Dia 12 de maio comemora-se internacionalmente o Dia da Enfermagem, data que remonta o aniversário de Florence Nightingale fundadora da profissão, marcando as contribuições da classe para a sociedade ao longo dos anos, desde 1965.

Todo ano, a data traz uma temática que direciona a campanha para a valorização desses profissionais que são essenciais para o funcionamento da sociedade, tanto no âmbito privado quanto público. Em 2023 o mote é “Nossos Enfermeiros, Nosso Futuro”. Hoje, comemoramos não apenas os enfermeiros, mas auxiliares e técnicos que fazem parte do grupo de trabalhadores da enfermagem e são essenciais para a saúde e a vida da população.

A saúde é um serviço essencial, que amplia as capacidades de uma nação, traz segurança para a realidade de milhões de pessoas e jamais deveria ser considerada uma mercadoria deixando de priorizar a acessibilidade. 

Lutamos sempre por uma saúde pública de qualidade para todos e agradecemos profundamente a todos os profissionais que desempenham esse papel, lutando diariamente contra condições precárias, insalubridade, dando sangue, suor e lágrimas pelo cuidado das pessoas. A vocês enfermeiros, um grande viva!

Governo publica aumento de verba para saúde em mais de 7 bilhões

E depois de quatro anos de gestão Bolsonaro, sem aumento para saúde, mesmo em uma pandemia, e com a política de privatizações, desmontes e precarização, a aprovação do piso salarial vem em boa hora.

São 7 bilhões e 300 milhões de reais em crédito especial para o Ministério da Saúde, o que é uma vitória muito aguardada para a categoria. Ao que tudo indica o valor ainda pode ser insuficiente, entretanto, cabe ao governo federal resolver este problema e garantir o pagamento dos trabalhadores. 

A lei que amplia os fundos da saúde pública foi sancionada pelo atual presidente, e agora aguarda a vontade do Supremo Tribunal Federal (STF) em suspender o veto aplicado em 2022, infelizmente o STF não parece estar com pressa para fazer isso.

Precisamos sempre manter a luta firme e a união da categoria para reivindicar avanços, mais investimento, salários justos e condições humanas para o trabalhador e para o usuário. De nada adianta aumentar o investimento sem que ele seja direcionado de maneira correta para suprir as demandas, principalmente dos enfermeiros e técnicos, que são os verdadeiros heróis da categoria.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais