SIFAR abre as portas para espaços formativos importantes no mês de maio, venha participar!
O SIFAR oferece, no mês de maio, dois espaços formativos que abordam temáticas relevantes para a sociedade, promovendo informação e debate com a população. Confira a programação que acontece no dia 18 (quinta-feira) e 22 (segunda-feira), ambos na ACIAA (Rua João Pessoa, 145 – 1º andar).
Preencha o formulário para participar.
Maio é o mês do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, temática bastante relevante à realidade de Araucária, cidade onde o casamento infantil vem sendo relativizado e referenciado na figura do atual prefeito.
No dia 18, o espaço “Abuso e exploração sexual infantojuvenil, o que temos a ver com isso?”, irá abordar o tema com a responsabilidade e cuidado que ele deve ser debatido. Para o espaço convidamos a psicóloga Renata Moraes, que trabalha há mais de 16 anos com crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual no Tribunal de Justiça do Paraná em Varas da Infância e Juventude. O evento acontece no 1º andar, na ACIAA, às 18h.
Maio também é o mês em que o movimento negro amplia nacionalmente o questionamento sobre a “abolição” da escravidão e o processo de marginalização e exploração que segue acontecendo com os negros e negras depois disso.
No dia 22, haverá o espaço formativo “Racismo institucional no serviço público, você entende o que é e como combater?” com a enfermeira Thais Caroline Mendes de Souza, especialista em saúde da família e coordenadora executiva da Rede de Mulheres Negras do Paraná, também na ACIAA, às 18h. O espaço contará com certificado para os participantes.
Ambos os espaços são importantes para conscientização e avanços no debate a respeito de assuntos essenciais para a sociedade, tratando de questões que ainda são muito presentes na realidade brasileira, e precisam ser entendidas e combatidas ativamente por todos.