Servidores da saúde irão cobrar o descongelamento na SMSA, quarta-feira (2), entenda:

A Prefeitura está muito atrasada quando se trata do descongelamento salarial dos servidores da saúde, ao todo são 110 trabalhadores que deveriam ter tido seus salários descongelados desde setembro de 2022, após uma liminar judicial, ganha pelo SIFAR, que garante o pagamento.

De acordo com o novo secretário de saúde Bruno Rodelli Mendes Fontes, o descongelamento foi o primeiro ato do seu mandato. Entretanto, como cada servidor pode verificar nas suas contas bancárias, isso não aconteceu. Isso significa que ou secretário mentiu, ou a Prefeitura está dando um jeito de travar o pagamento. Um desrespeito completo com os servidores da saúde que estão esperando há quase um ano e uma amostra de como a Secretária Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) tem sido incapaz de lidar com questões urgentes da saúde.

Sem a gestão cumprir os acordos, a única alternativa dos servidores é intensificar a cobrança. Por isso, na próxima quarta-feira (02), às 14h, os servidores irão à Prefeitura e exigirão o pagamento diretamente dos responsáveis.

Decisão judicial

No judiciário, SIFAR já realizou todas as medidas possíveis de cobrança da Prefeitura e aguarda nova resposta. Recentemente, no dia 27 de julho, a juíza responsável enviou o processo ao Ministério Público, que deve se manifestar em até 10 dias.

Entretanto, a Prefeitura está descumprindo a liminar de forma completamente arbitrária, com a certeza de que não será punida. Por isso, o SIFAR pediu aplicação de multa à gestão pelo atraso nos pagamentos e descumprimento da decisão liminar.

Retroativo

Embora o pagamento retroativo seja uma defesa do sindicato e dos servidores, ele não é automático e vai precisar da organização dos trabalhadores para ser realizado. Isso porque, ele não está incluso na decisão liminar e o judiciário decidirá este pedido em sentença.

Por isso, mais do que esperar medidas judiciais, este é um processo que exige constante cobrança dos trabalhadores. Quanto mais a gestão demora para pagar, mais injusto é com quem já está há meses esperando o pagamento.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais