Veja como foi o debate no COMUSAR sobre o ESF, a UBS Guajuvira e o Piso da Enfermagem
O Conselho Municipal de Saúde de Araucária (COMUSAR), aconteceu na última terça-feira (26), entre as pautas discutidas estavam Estratégia de Saúde da Família (ESF), UBS Guajuvira e Piso Salarial da Enfermagem, veja abaixo como foi cada discussão.
Estratégia de Saúde da Família
A Prefeitura está descumprindo uma liminar judicial que suspendeu o processo de avaliação de julho de 2022 até junho de 2023. Os servidores deviam ter retornado aos locais de trabalho na segunda-feira (25), o que não aconteceu por orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) que fez com que os coordenadores impedissem os servidores de retornarem aos locais de trabalho.
No COMUSAR, o secretário de saúde Bruno Rodelli assumiu que estava ciente da liminar e que os coordenadores devem cumprir a decisão judicial, embora isso não tenha ocorrido até hoje, quinta-feira (29), quatro dias depois do prazo. Os servidores do ESF estão se organizando para irem pessoalmente à SMSA e resolver a situação de uma vez por todas.
UBS Guajuvira
Os servidores da UBS Guajuvira levaram ao COMUSAR uma série de problemas da unidade que precisam ser resolvidos com urgência, entre eles estão: equipamento odontológico estragado há meses, cadeiras odontológicas enferrujadas, unidade sem internet e telefone, sem material para curativo, sem fonoaudiologia e pediatria durante toda a semana e sem micro-ondas. Ainda tem os problemas que chamam mais atenção, a unidade está sem geladeira para armazenamento de vacinas há mais de 60 dias e os aparelhos para esterilização de equipamentos (autoclave) são velhos e não funcionam direito, o que gera risco aos servidores e pacientes.
No COMUSAR, a SMSA, na figura do secretário de saúde, não se comprometeu com um plano para resolver estes problemas, os servidores não querem promessas, querem prazos reais e solução para as questões que afetam a qualidade do seu trabalho, e por consequência, do atendimento à população.
Para os parlamentares, o SIFAR irá enviar um requerimento dos servidores para cobrar que os problemas citados sejam resolvidos, especialmente referente a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida por Ricardo Teixeira (PSDB), que já esteve na UBS Guajuvira mas não se propôs a ajudar na resolução dos problemas.
Os servidores e servidoras da UBS seguem mobilizados e cobrando ativamente o executivo e legislativo para fazer o que é dever de cada um.
Piso da Enfermagem
Em relação ao Piso Salarial da Enfermagem, a SMSA garantiu que enviou as correções referentes ao valor do pagamento do piso para o Governo Federal e aguarda o envio do dinheiro, que inclusive será retroativo a maio. Entretanto, nada impede a Prefeitura de realizar o pagamento do piso como outros municípios vem fazendo e depois recompor o caixa com os valores enviados.
No COMUSAR, o secretário de saúde falou que apenas 65 servidores irão receber o valor do piso, a partir dessa informação o SIFAR irá pedir esclarecimento referente a quem a prefeitura está considerando para recebimento e uma data oficial para o pagamento que deveria ter sido realizado. Os servidores devem continuar atentos para novas informações e mobilizados para cobrar a Prefeitura a qualquer momento.
É importante destacar que o piso da enfermagem está conectado ao debate dos planos de carreira que o SIFAR irá realizar com os servidores no Seminário em Defesa da Carreira e da Previdência que deve acontecer em novembro.