Mais uma vez, Prefeitura não cumpre o compromisso de dar resposta para UBS Tupy
A Prefeitura prometeu aos trabalhadores da UBS Tupy que eles não trabalhariam mais no local inadequado que eles já estão há um ano, e para isso uma resposta seria dada até esta segunda-feira (1).
Hoje, quarta-feira (3), a resposta ainda não chegou e os boatos que correm é que a UBS pode ser realocada para um novo local provisório em que agora está lotado o CMEI Costeira, que logo irá se para uma nova sede. Infelizmente o SIFAR não pode entrar no CMEI para verificar as condições da unidade, mas ao que parece o espaço também é inadequado para uma UBS, sem ventilação e com corredores muito estreitos.
Portanto, além de uma resposta, iremos cobrar que a Prefeitura convide os trabalhadores da UBS Tupy para avaliar o espaço mantendo o diálogo que foi prometido antes de realizar novas escolhas erradas como há um ano atrás quando enviaram a UBS para um local insalubre.
Ficar sem resposta é angustiante, os trabalhadores da UBS Tupy não aguentam mais trabalhar nestas condições e não ter uma resposta concreta da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) piora ainda mais as condições de trabalho.
A SMSA diz que está sem saída, mas o problema perdura por um ano, em todo esse tempo, enquanto os trabalhadores estavam adoecendo, não houve nenhuma possibilidade? Não havia nenhum imóvel em Araucária que pudesse ter sido alugado? Nenhuma alternativa que pudesse ter sido apresentada?
A essa altura do campeonato, a demora para resolver o problema significa que quem vai sair prejudicado é a população, já que outra solução seria o fechamento da UBS Tupy para realocar a equipe em outras unidades – que também vão precisar de adequações para receber os servidores. Entretanto, se esta for a solução final da Prefeitura, a população precisa ser avisada, os servidores da UBS Tupy e das outras unidades precisam se preparar e os locais precisam ser adequados. Portanto, a resposta precisa vir já!
E o CRAS?
A outra possibilidade que a Prefeitura trouxe no Conselho de Saúde (COMUSAR) é ainda pior. O secretário de saúde quer realocar os o CRAS Tupy para colocar a UBS no lugar. Isso, entretanto, vai contra a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) já que a unidade do CRAS é referência para população em vulnerabilidade social.