Mais promessas e postura autoritária enquanto a situação da UBS Tupy segue a mesma!

Após a mobilização dos trabalhadores, que ocorre há mais de um mês pela realocação da Unidade de Saúde (UBS) Tupy para um novo local, e do ato realizado na terça-feira (30), os trabalhadores foram até a Prefeitura no dia seguinte, quarta-feira (31), para cobrar um posicionamento da administração. A resposta do executivo foi de que só conseguirá resolver a situação daqui no mínimo 60 dias a partir do aluguel de um outro imóvel que precisa de alterações.

O executivo, entretanto, se negou a entregar qualquer compromisso por escrito em relação ao aluguel e ao prazo para resolução. O prazo de 60 dias prometido na reunião acaba no dia 30 de setembro, data muito próxima do período eleitoral. O SIFAR já cobrou a administração de que entregue um compromisso assinado pelo Secretário de Saúde Bruno Rodelli e pelo Prefeito Hissam.

O sindicato foi impedido de entrar na reunião por um dos diretores da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), Lucas Foltz. A postura autoritária impediu, por exemplo, que fosse realizada uma ata da reunião com um compromisso oficial da gestão. Isso faz com que os responsáveis pela situação do Tupy sejam desresponsabilizados.

Além disso, os servidores da enfermagem estão sendo coagidos a realizar desvio de função para dar conta do atendimento na farmácia. A distribuição de medicamentos para a população é uma tarefa especializada que deve ser realizada por um profissional da área de farmácia. O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN-PR), através de um parecer técnico, deixa claro que o trabalhador da enfermagem não deve realizar esse tipo de função.

O SIFAR repudia a atitude da Prefeitura de impedir o sindicato de participar da mesa de negociação, assim como as ameaças sobre o desvio de função. É dever da secretaria de saúde incluir profissionais da farmácia nas UBSs e não usar profissionais da enfermagem que já tem suas funções para “tapar buraco”.

A orientação para os servidores é de que se organizem para que ninguém cumpra obrigações que não estão presentes no seu perfil profissiográfico. É a união da equipe que impede a gestão de punir os servidores!

No clima de ano eleitoral, o vereador da base aliada do Prefeito Hissam, Vilson Grilo (União Brasil), fez uma postagem nas redes sociais garantindo que a mudança da UBS Tupy irá ocorrer. A publicação ocorreu pouco tempo após a mobilização de terça-feira (30), que ganhou repercussão na cidade. Entretanto, a postagem não significa nada na prática já que a Prefeitura não oficializou nenhum compromisso com os trabalhadores.  

Mas, na tentativa de cooptar a luta dos servidores, o vereador divulgou a informação e omitiu que as alterações do imóvel mal tinham começado e que a mudança pode demorar mais do que 60 dias. Enquanto isso, os servidores da UBS Tupy estão adoecidos e a população desamparada.

É preciso estar atento, 2024 é ano eleitoral e a saúde é um dos maiores calos dessa gestão e dos seus aliados, portanto, cuidado com postagens que não sejam oficiais e que prometam mais do que fazem na prática. O que a população do Tupy precisa é de um compromisso assinado e cumprido, chega de promessas!

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais