Votação para o FPMA começa no dia 21/11, vote em quem tem compromisso com os trabalhadores

Na próxima quinta-feira (21), os servidores municipais vão eleger quem serão os conselheiros responsáveis por gerir o Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA) pelos próximos dois anos (2025-2027).

A votação será online e todos os servidores ativos e aposentados do município podem votar, inclusive os que não são sindicalizados. A eleição acontece a partir do dia 21 (quinta-feira) ao dia 25 (segunda-feira), às 16h30, então fique atento e não deixe para a última hora.

A forma de gestão do FPMA, administrado por autarquia , é uma referência para outros municípios. Isso porque os próprios servidores são os responsáveis pelo gerenciamento e fiscalização do fundo.

Mas, para que esse sistema de gestão funcione de forma adequada, é importante que os conselheiros eleitos estejam comprometidos com os interesses dos trabalhadores. Por isso, o recado do SIFAR é claro: representante do FPMA não pode ter rabo preso com gestão!

Em 2024, os servidores e servidoras, ao barrarem o pacotaço, barraram a Reforma da Previdência em Araucária. Essa não foi a primeira tentativa da gestão de aplicar a reforma e não será a última. Os servidores, portanto, seguem com as regras previdenciárias anteriores à Reforma de Bolsonaro (PL).

Mas se engana quem acha que os ataques acabam por aí. Um Projeto de Emenda à Constituição, a PEC 66/2023, tinha a intenção de obrigar os estados e municípios a aplicar as regras da Reforma da Previdência. Recentemente a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados suprimiu esta parte da PEC, mas novos ataques podem vir a qualquer momento.

É importante destacar ainda que por muito tempo a gestão Hissam tentou retirar dinheiro do FPMA. Além de ter realizado parcelamentos da dívida que a administração tem com o fundo, ainda tentou por diversas vezes alterar a forma de pagamento dessa dívida para que fosse mais vantajosa para a Prefeitura, e menos vantajosa para os trabalhadores.

Todos os ataques citados aqui só foram barrados graças à luta dos trabalhadores e da oposição aos ataques que os conselheiros eleitos realizam dentro do fundo de previdência.

E agora, para 2025, um novo governo estará à frente da Prefeitura e precisamos estar de olho no FPMA. Embora não haja nenhum indicio de ataque direto ao fundo neste momento, o novo prefeito é do mesmo partido de Jair Bolsonaro (PL), formulador da Reforma da Previdência. A PEC 66/2023, que previa a obrigatoriedade da aplicação da reforma nos municípios, também é de responsabilidade de senadores do PL, assim como de outros partidos próximos como Podemos, União, MDB e Republicanos.

Por isso, servidor, na hora de votar para o Conselho do Fundo de Previdência, busque conhecer quem os candidatos representam. Defenda a sua aposentadoria!

Entenda a composição do Conselho do Fundo de Previdência:

Serão eleitos para o Conselho Administrativo:
– Os quatro candidatos mais votados pelos servidores do Poder Executivo (servidores em geral);
– Os dois candidatos mais votados pelos servidores do Poder Legislativo (servidores da câmara);
– O candidato mais votado pelos aposentados.

Serão eleitos para o Conselho Fiscal:
– Os três candidatos mais votados pelos servidores do Poder Executivo (servidores em geral);
– O candidato mais votado pelos servidores do Poder Legislativo (servidores da câmara);
– O candidato mais votado pelos servidores aposentados.

Serão considerados suplentes os candidatos que obtiverem maior número de votos após os titulares, que poderão assumir em caso de vacância do mandato do titular.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais