Justiça intima Prefeitura a pagar o retroativo da progressão congelada dos servidores
A justiça intimou, nesta sexta-feira 6, a Prefeitura de Araucária a pagar os valores retroativos das progressões congeladas pelo governo Bolsonaro durante a pandemia, para os trabalhadores que entraram com ações pelo SIFAR.
Desde 2022 a justiça entende que os congelamentos das progressões de carreira são indevidos e exige a regularização dos pagamentos de todos os direitos (triênio, quinquênio e licença-prêmio) para a categoria da saúde e segurança e do triênio para todas as categorias.
Como a Prefeitura parece ter má vontade para acertar o que é direito dos servidores, o SIFAR tem entrado com processos coletivos e individuais para obrigar a gestão a pagar o que deve. Dessa vez, há ainda a intimação da justiça.
Relembre como foi o processo de congelamento da progressão na pandemia
Durante a pandemia de Covid-19, o governo Bolsonaro aprovou a lei complementar 173/2020 que congelou progressões de carreira dos trabalhadores do serviço público de todo o país. Essa medida inconsequente impediu o recebimento, a depender da categoria, de direitos como o triênio, quinquênio e licença-prêmio.
A lei previa que só poderiam ser congelados se tivessem como requisito o tempo de serviço, o que deveria permitir a continuidade do triênio para todas as categorias. Mesmo assim, milhares de servidores perderam anos de progressão de carreira indevidamente.
Também em 2022, passou a vigorar a lei complementar 191/2022 que abriu a exceção do congelamento para as categorias de saúde e segurança, já que estavam na linha de frente do serviço público durante a pandemia. Sendo assim, os servidores dessas áreas têm direito de ter todas as progressões descongeladas (triênio, quinquênio e licença-prêmio).
Saiba como consultar e descongelar a sua progressão de carreira
Todo servidor, sindicalizado no SIFAR, deve procurar o sindicato para abrir o seu processo de descongelamento da progressão de carreira (triênio para todas as categorias, quinquênio e licença-prêmio para saúde e segurança) ou consultar os pagamentos para saber se está regularizado. Você precisa enviar os seguintes documentos, em PDF, para o número de WhatsApp do sindicato (41 9886-0107):
- Documento pessoal com foto;
- Comprovante de residência;
- Ficha Funcional atualizada (solicitar à Gestão de Pessoas);
- Ficha Financeira – Relação dos holerites desde, pelo menos, janeiro de 2019 (Adquirida pelo sistema atendnet);
Depois de enviar os documentos, será preciso comparecer à sede do SIFAR (Rua João Pessoa 145, sala 34) para assinar o kit jurídico (Contrato, Procuração e Declaração).
Se você ainda não é sindicalizado e percebeu irregularidades nos pagamentos das progressões, ou tem tido problemas com o seu local de trabalho, procure o SIFAR, informe-se e sindicalize-se, unidos temos mais força!
Qualquer dúvida ligue para o número do SIFAR (41) 3642-0952, ou fale presencialmente com uma das atendentes no período de segunda à sexta, das 9h00 às 17h00.