SIFAR e SISMMAR cobram posicionamento da Prefeitura sobre pagamento de servidores
Na manhã desta segunda-feira (18), diretores do SISMMAR e do SIFAR foram novamente até a Prefeitura para cobrar um posicionamento da instituição sobre o erro no pagamento dos servidores. Isso porque já estamos no fim do mês e ainda há trabalhadores que não receberam o que o município lhes deve.
A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas informou que não haverá nova folha complementar em fevereiro. E, mesmo os servidores que já fizeram o pedido de revisão online deverão fazer novamente o pedido de revisão pessoalmente.
O diretor geral da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Ricardo Silva Machado, destacou que não houve tempo hábil para realizar as conferências devido à maneira que o novo sistema foi implantado, sem planejamento e organização prévia.
Já na Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), o diretor de TI, Nayron Hubel, informou que a Prefeitura ainda não sabe como vai resolver os descontos indevidos sobre o Imposto de Renda, uma vez que os valores já foram repassados para a Receita Federal.
Ele também relatou que o novo sistema foi implantado às pressas por cobranças do Tribunal de Contas (TC), pois a Prefeitura está com atraso na prestação de contas desde o início da atual gestão, que tomou posse em 2017. Ainda de acordo com a administração, o sistema só deve funcionar de forma adequada em março, o que significa que, provavelmente, haverá erros nos pagamentos referentes ao mês de fevereiro também.
Ou seja, a situação não será resolvida neste mês e os trabalhadores e trabalhadoras continuarão tendo de arcar com prejuízos financeiros. Afinal, enquanto a Prefeitura não paga o que deve, as contas e juros dos servidores continuam sendo cobrados e não há, hoje, uma previsão de como e quando esses trabalhadores serão indenizados.
Comunicação do SISMMAR e do SIFAR