Informes de rendimento, folha de pagamento e insalubridade foram pauta de reunião com a gestão municipal

Na manhã de hoje (29), dirigentes do SIFAR e do SISMMAR se reuniram com a gestão municipal em busca de esclarecimentos sobre no informe de rendimentos e da folha de pagamento dos servidores. Estiveram presentes na reunião o prefeito Hissam, secretários e diretores da gestão municipal.

Durante a reunião, o diretor de Gestão de Pessoas, Ricardo da Silva Machado, afirmou que os informes de rendimentos usados para a declaração do imposto de renda estão corretos. Também afirmou que a Prefeitura já reenviou à Receita Federal os dados atualizados e corrigidos. Com isso, a garantia da gestão municipal é de que a declaração com base nos informes da Prefeitura não vai levar os servidores à malha fina.

Mas, muita atenção servidor, é importante acompanhar e conferir se a sua declaração aponta inconsistência por meio do Portal do e-CAC (cav.receita.fazenda.gov.br).

Quanto aos erros nos pagamentos de salários, a gestão afirmou que as correções relativas a férias, horas extras e incentivo da Estratégia de Saúde da Família já foram feitas. No entanto, eles não garantem que os erros não se repitam nos próximos meses.

O adicional de insalubridade relativo às férias também foi pago em folha complementar. No entanto, a gestão municipal afirmou que o benefício não será mais pago na licença prêmio.

Essa e outras revisões da insalubridade têm gerado reclamações entre os trabalhadores. Por isso, a partir da solicitação dos sindicatos, o diretor de Gestão de Pessoas se comprometeu a disponibilizar os critérios que são usados para a revisão da descrição dos cargos, que determina os graus de insalubridade.

Já a ausência da ficha funcional no site não tem prazo para ser solucionada. A gestão afirma que essa informação será disponibilizada, mas foram incapazes de afirmar quando isso será regularizado. Até lá, servidores que precisarem das informações precisam se dirigir à gestão de pessoas.

Outro ponto debatido foi quanto à falta de estrutura dos locais de trabalho para rodar o novo sistema, que exige uma conexão de internet veloz. O que ficou claro foi que esse aspecto não deve ser resolvido tão logo, porque a Prefeitura afirma ter melhorado a velocidade da internet, mas isso não se estende a todos os locais de trabalho. O ajuste de toda a infraestrutura necessária para que o sistema funcione adequadamente depende de recursos que não têm previsão no orçamento atual.  Então, as dificuldades dos servidores que precisam fazer trabalho dobrado, registrando os dados manualmente e no sistema devem continuar.

A reunião de hoje marcou uma retomada de diálogo por parte da Prefeitura. No entanto, as afirmações demonstraram o que já vivenciamos de perto nos últimos meses: não houve organização para planejamento adequado para implantação do sistema e agora a gestão não consegue afirmar quando os erros vão deixar de acontecer. Por isso, servidores, continuem atentos às informações nas suas folhas de pagamento. Nós vamos seguir acompanhando de perto. Firmes!

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais