Sindicatos somam forças contra suspensão de contratos
Os sindicatos que representam as trabalhadoras e trabalhadores da educação das redes municipais de Araucária, Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais e da rede estadual do Paraná vão unir forças na cobrança para que o calendário letivo de 2020 seja suspenso, com a manutenção de todos os contratos de trabalho.
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13), por videoconferência, os sindicatos debateram a suspensão das aulas, debateram sobre a Educação à Distância (EAD) e deram início à discussão sobre o que deve ser levado em conta na retomada do calendário letivo.
Em meio à pandemia do novo Coronavírus, diferentes governos estão impondo medidas que colocam em segundo plano a qualidade da educação, sem diálogo com representantes dos trabalhadores, com as direções das unidades escolares e com os pais de alunos. A substituição de aulas presenciais por atividades transmitidas pela televisão – imposta pelo governador Ratinho Jr e rapidamente copiada pelo prefeito de Curitiba Rafael Greca – mostra que os governos estão articulados e que é preciso que as trabalhadoras e trabalhadores da educação também se unam para defender a qualidade e o caráter universal da educação pública.
A perspectiva de corte de contratos temporários de ampliação da jornada de trabalho – como o Regime Integral de Trabalho (RIT), em Curitiba – ameaça reduzir pela metade o salário de milhares de trabalhadores e também deve ser combatida de forma unitária pelas entidades.
Os sindicatos estão elaborando um documento sobre a suspensão do calendário letivo que será enviado às prefeituras, ao governo do estado e aos conselhos estadual e municipais de educação. Acompanhe o site e as redes sociais do Sindicato para acompanhar essa e as demais ações definidas nessa primeira reunião!
A videoconferência contou com a participação de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC), Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), Sindicato dos Servidores de Araucária (SIFAR), Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária (SISMMAR), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Pinhais (SINSEP), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Município de Colombo (APMC-Sindicato), Sindicato dos trabalhadores na Educação Pública e Municipal de Pinhais (SINDEDUC), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).