CMEI Costeira tem caso confirmado de Covid-19
Antes mesmo do retorno das aulas presenciais na rede municipal de Araucária, um CMEI já conta com caso confirmado de Covid-19. A situação da trabalhadora do CMEI Costeira, que testou positivo para a doença, escancarou um problema que tende a ser muito recorrente nas próximas semanas. Grande parte das unidades não possuem estrutura física adequada para garantir o cumprimento das normas sanitárias de prevenção ao vírus. Nesta unidade, por exemplo, algumas salas sequer possuem janelas.
Assim que apresentou os primeiros sintomas, a trabalhadora foi afastada e realizou o teste. No entanto, a unidade continuou suas atividades presencias, ignorando o contato da trabalhadora com os demais servidores.
Dias depois, outros colegas passaram a apresentar sintomas, forçando o fechamento da unidade e a testagem de todos os trabalhadores. Isso deveria ser o protocolo básico da Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do primeiro caso confirmado e não apenas quando a unidade apresenta vários trabalhadores com sintomas, justamente para evitar o surto.
As aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil nem retornaram ainda e a contaminação nas unidades já está ocorrendo! Não podemos aceitar este retorno sem as mínimas condições sanitárias. Como ter condições em unidades sem janelas em quantidade suficiente para fazer a circulação de ar?
A volta presencial das aulas representa um risco enorme, não só para os servidores, mas também para população em geral. Enquanto a vacinação dos profissionais da educação e da comunidade não for integralmente concluída, a pandemia não terá fim. Além disso, é imprescindível que os locais de trabalho atendam às medidas sanitárias.
Não podemos aceitar perder mais ninguém para esta pandemia! E, neste momento, com a variante Delta já presente em nossa cidade, o retorno das crianças ao ensino presencial não é seguro. Vamos cobrar condições sanitárias já, para que o retorno ocorra com segurança para toda a população. FIRMES!