Prefeitura adia negociação da data-base para dezembro
Nesta quinta-feira (18), às 16h, SIFAR e SISMMAR teriam uma mesa de negociação com representantes da Prefeitura para tratar das pautas da data-base. Porém, mais uma vez o governo mostrou seu descaso com os servidores municipais e, na manhã de hoje (17), desmarcou a reunião, adiando o encontro apenas para o dia 17 de dezembro.
Enquanto Hissam se nega a dialogar, os servidores municipais seguem com salários e vale-alimentação congelados desde 2019, o que em dezembro de 2021 totalizará uma perda salarial de 18,33%, de acordo com dados do DIEESE.
Por isso, os sindicatos vão seguir cobrando a gestão Hissam por uma mesa de negociação antes do dia 17 de dezembro. Amanhã, no horário em que a reunião estava prevista, SIFAR e SISMMAR vão até a Prefeitura para tentar dialogar e solicitar que a negociação ocorra o quanto antes!
Nessa reunião, vamos tratar da recomposição salarial, do pagamento do retroativo das promoções e progressões e do reajuste do vale-alimentação, portanto é urgente que ela aconteça ainda neste mês. A negociação da data-base já deveria ter ocorrido em junho!
A Prefeitura já pode fazer o projeto de lei que autoriza a recomposição salarial e o reajuste no vale-alimentação a partir do início de 2022, assim como já vem sendo feito em muitos municípios. No entanto, falta boa vontade por parte do prefeito, que, além de não pagar a data-base do funcionalismo, já aprovou dois projetos que resultaram em perda salarial e ataques ao Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA).
No dia 03 de setembro, após agressões, tiros de bala de borracha e prisões arbitrárias, foi aprovado o projeto de lei que autorizou o aumento da alíquota do FPMA e provocou uma perda salarial de 3% para todos os servidores. Na semana passada, SISMMAR e SIFAR foram censurados pela Câmara Municipal, na sessão em que foi aprovado o projeto de lei que é consequência da Reforma da Previdência de Bolsonaro/Guedes e permite a criação da previdência complementar (capitalização).
E enquanto a Prefeitura vem impondo diversas perdas aos servidores, também vale destacar que os secretários municipais receberam, num período de 10 anos, um aumento de 103,71%, enquanto o Procurador e o Controlador Geral do Município, em um ano, terão seus salários aumentados em 22,96% já em 1º de janeiro de 2022 – sendo que as remunerações passarão a ser no valor de R$ 17,6 mil.
Ou seja, condições de pagar a Prefeitura tem, porém, vamos precisar seguir pressionando para que a nossa data-base seja respeitada!
Clique aqui para conferir o ofício que os sindicatos enviaram em resposta ao reagendamento de reunião proposto pela Prefeitura.
Participe da assembleia conjunta
Na próxima terça-feira (23), SIFAR e SISMMAR vão realizar uma assembleia conjunta para fazer os repasses sobre as tentativas de negociação com a Prefeitura e debater com a categoria sobre a luta pela data-base em 2021. A assembleia será virtual, com primeira chamada às 17h30 e segunda chamada às 18h. Venha e participe, unidos somos mais fortes!
Seguimos Firmes por nenhum direito a menos!