Mesa de negociação: aposentados
Os aposentados e aposentadas não recebem incorporados na aposentadoria o vale-alimentação. Lembramos, inclusive, que Hissam foi o responsável por retirar o abono que compensava essa ausência nos rendimentos dos aposentados. E mesmo com várias promessas, até hoje não fez nenhum esforço para repor, de alguma forma, essa perda. Isso significa que após a mesa de negociação mais de 1700 aposentados continuam no prejuízo. Estes trabalhadores construíram o serviço público como conhecemos e merecem reconhecimento.
Durante a mesa de negociação, a administração chegou a falar que os servidores deveriam “esperar mais um pouquinho” pelo reajuste, porém, esta categoria não pode esperar. Com os preços aumentando a cada dia, com medicamentos faltando nos postos de saúde e farmácias populares, com consultas demorando muito, os aposentados e aposentadas se encontram em uma situação financeira difícil. Além disso, devido ao desemprego, muitos aposentados têm sustentado boa parte das famílias, o número chega a 52% no Brasil de acordo com o CNDL e SPC.
Falar para estes servidores, que construíram o que existe hoje na educação, na saúde, na segurança e na assistência social, para “esperar” é uma falta de respeito tremenda! Além do mais, para quem vai se aposentar nos próximos anos, é muito difícil saber que em pouco tempo contará com R$ 1000 a menos no seu salário.
E agora? O SIFAR retomará de forma ativa o Coletivo dos Aposentados (APOSSIFAR), ampliando espaços para debates e fortalecimento da categoria. Convidamos todos os aposentados a participarem dessa luta. Para saber mais detalhes sobre o coletivo, suas proximas ações e solicitar a participação ao grupo dos aposentados no WhatsApp, entre em contato com o sindicato pelo telefone: (41) 99886-0107, ou faça uma visita à nossa sede, que fica na R. João Pessoa, 145 – 3° andar sala 34 – Centro