Dia do Trabalhador é dia de luta, veja a programação de Araucária:
O SIFAR em conjunto com outras instituições de luta, estão promovendo um 1º de maio para os trabalhadores de Araucária. Hoje, este dia é representado como um momento de festa, mas sua origem está ligada diretamente à luta por direitos. Por isso, o 1º de maio deve resgatar a história e homenagear os trabalhadores que vieram antes de nós, além de nos dar combustível para continuar na luta. Confira a programação:
29.04: Cineclube Gengibirra – Eu, Daniel Blake
Às 19h, na Casa Eliseu Voronkoff
O filme retrata a história de um homem que fica impossibilitado de trabalhar e acaba desamparado pelo Estado quando busca a Previdência Britânica. Este filme é obrigatório para todos os trabalhadores que lidam diariamente com a perícia médica – como é o caso dos servidores – ou com o INSS. O SIFAR estará presente para que possamos debater as condições de Daniel Blake, assim como a dos trabalhadores de Araucária.
“O filme é uma crítica afiada e necessária à forma como as pessoas são tratadas pelo mercado de trabalho, à precarização do serviço público e à dificuldade de acesso aos programas sociais, sem os quais muitas vezes as pessoas perdem tudo, inclusive a esperança.” Cineclube Gengibirra
30.04: Sopão no Arco-Íris
O SIFAR, e o Comitê de Solidariedade Siomara Rodrigues, irão realizar um sopão na comunidade Arco Íris em Araucária promovendo um bate-papo com os trabalhadores sobre a importância do 1º e maio e avançando na solidariedade de classe diante do desmonte dos serviços públicos e dos direitos trabalhistas. O sopão acontece a partir das 16h, próximo a Mercearia Arco Íris.
Só a luta é capaz de mudar a vida! Por isso, venha com a gente para relembrar o significado do Dia do Trabalhador e homenagear aqueles que vieram antes de nós para seguir lutando por melhores condições de vida. Você pode participar contribuindo com alimentos não perecíveis ou compondo a atividade no dia 30. Nossa concentração começa às 16h horas próximo a Mercearia Arco Irís. Entre em contato com o Comitê no Instagram para saber mais.
1º de maio: Facção Central e mais um time pesado do rap!
Para encerrar a programação do Dia do Trabalhador, o SIFAR está apoiando o show do Facção Central e de vários outros rappers da região! Os shows começam às 13h na Rua R. Irineu Chempeck, 210. Para mais informações e venda de ingressos entre em contato (41) 99884-8541.
O rap vem trazendo, desde seu princípio no país, os reflexos da sociedade capitalista que vivemos. É com o rap que muitos representam o cotidiano da periferia, o genocídio do povo negro, o fim das políticas públicas e o abandono do Estado, as dificuldades da juventude periférica, o desemprego, a fome. O rap, é uma importante expressão cultural e popular do país que o Estado tem tentado combater, e por isso, vamos escancarar à realidade da classe trabalhadora na voz dos cantores e cantoras que dão vida a este movimento.
E ainda, para avançar na solidariedade de classe, o SIFAR e o Comitê de Solidariedade Siomara Rodrigues estarão recebendo contribuições de alimentos não perecíveis. Procure um posto de coleta no dia do show.