Prazo de requerimento de insalubridade é ampliado, mas exigimos outra forma de avaliação
Nesta segunda-feira (11), o SIFAR começou a receber denúncias de servidores que estavam sendo obrigados a preencher um ofício de requerimento de insalubridade. São vários os erros da Prefeitura neste processo, mas o que mais chama a atenção é a ameaça de retirada do adicional de insalubridade para quem não realizasse o preenchimento até amanhã, terça-feira (12).
Sem resposta da Secretaria de Saúde, a direção do SIFAR foi pessoalmente cobrar a gestão e, com a pressão dos servidores, a Prefeitura alterou os prazos para o preenchimento até o dia 12 de agosto. Veja o novo memorando clicando aqui.
Entretanto, esta é uma vitória parcial dos trabalhadores, já que quem deveria ser responsável por esse tipo de documentação é o Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e não as chefias, muito menos os servidores. Justamente porque o processo técnico para a avaliação de insalubridade não pode ser feito de forma imprudente, e por isso, cabe ao DSO realiza-lo.
O SIFAR, ainda na tentativa de diálogo, enviou um ofício na noite de hoje (11) exigindo que a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Gestão de Pessoas e o DSO, organizem um método técnico, que realmente possibilite a avaliação de insalubridade de cada cargo da administração. Você pode conferir o ofício clicando aqui.