Desafios da Educação Infantil Pública da Araucária

Coluna SIFAR, O Popular do Paraná, 09/02/2018

O ano de 2017 foi marcado pelos ataques à Educação Infantil. A falta de condições de trabalho precarizam a oferta e principalmente o desenvolvimento das crianças que tem o direito à educação em tempo integral negado. A educação não serve apenas para ocupar a criança enquanto seus pais trabalham, ela deve contemplar a criança em sua totalidade nos aspectos socioafetivo, físico e intelectual. O acesso ao ensino integral deve ser aplicado, inclusive no Ensino Fundamental, e não rejeitado. Outro descaso é o que vem acontecendo com as cozinheiras e serventes das unidades de educação, que sem planejamento nenhum da gestão sofrem com as remoções dos locais de trabalho, falta de profissionais e por fim o pouco-caso da gestão com as refeições nessas unidades. Um desrespeito com as crianças! Diante da realidade, pensamos em 23 ações para valorizar a Educação Infantil, são elas:

  1. Estrutura: Investir em prédios próprios, e não locações de imóveis com adaptações mínimas e emergenciais;
  2. Efetivação de políticas públicas para a primeira infância para todas as crianças do município;
  3. Educação Infantil Pública de qualidade é direito e não favor!
  4. Locação de casas inapropriadas não garantem espaço e condições consideráveis às crianças;
  5. Barracão não é CMEI! A Educação Infantil necessita de espaço físico e infraestrutura de visando o desenvolvimento das crianças, possibilitando condições de trabalho aos profissionais que ali estão.
  6. Manutenção frequente nas Unidades;
  7. Refeições de qualidade!
  8. Respeito às cozinheiras/serventes e melhores condições de trabalho;
  9. Oferecer jornada em tempo integral para todas as turmas de Educação Infantil;
  10. Priorizar as vagas nos CMEIs, respeitar o tempo das crianças e a não alfabetização precoce;
  11. Garantir profissionais suficientes nas diferentes áreas: pedagógica, administrativa e serviços gerais;
  12. Que a oferta de vagas respeite o direito inalienável da criança, sem critérios que avaliam as condições socioeconômicas da família;
  13. Respeitar o porte de crianças por adulto!
  14. Reconhecer as(os) educadoras(es) enquanto docentes da Educação Infantil, que já cumprem essa função sem reconhecimento;
  15. Respeitar a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica!
  16. Valorizar a Educação Infantil é garantir a qualidade e sucesso na aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental;
  17. Investir em brinquedos, parques e livros destinados a cada faixa etária;
  18. Que a Educação Infantil não exceda os duzentos dias letivos do calendário escolar;
  19. Garantir a formação continuada de qualidade a todos os profissionais da Educação Infantil contribuindo na eficácia da prática em sala;
  20. Valorizar e reconhecer os(as) Educadores(as) é garantir qualidade na Educação Infantil para combatermos a desigualdade social!
  21. Regulamentar a HORA ATIVIDADE expressa em lei para todos(as) os(as) educadores(as) com profissionais suficientes nas unidades;
  22. Não aceitar nenhuma tentativa de intenção de privatização da Educação Infantil;
  23. Nós queremos trabalhar, mas precisamos de condições e respeito ao nosso trabalho!

É assim que se nasce uma Nova Araucária!

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