Reivindicações da ESF devem ser respondidas em 5 dias pela SMSA

Nesta segunda-feira (21), o SIFAR participou de uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) para colocar em pauta as demandas dos servidores da Estratégia de Saúde da Família (ESF), são elas: o respeito a fila de servidores para ocuparem as vagas do ESF e a não aceitação ao novo método de avaliação.

Sobre a lista de servidores que aguardam serem chamados para o ESF, o que ocorre é que hoje essa listagem não é respeitada e as indicações da Prefeitura são privilegiadas em detrimento de servidores que estavam aguardando a vaga, o que é injusto, inclusive porque muito dos indicados pela administração estavam em cargos de chefia. Sobre essa pauta a administração sinalizou positivamente e se comprometeu a uma resposta oficial em cinco dias úteis.

Já sobre a avaliação, a Prefeitura, através de um decreto, modificou os critérios de avaliação dos servidores do ESF em dezembro de 2022, estes não tinham amplo conhecimento sobre as mudanças e nem sequer sabiam que já seria válida para a avaliação retroativa de junho daquele ano, o que prejudicou uma boa porcentagem de trabalhadores.

A reivindicação do Sindicato é para que a avaliação referente a 2022 seja refeita, com os critérios anteriores, e na próxima avaliação sejam rediscutidos os critérios com a categoria em um processo democrático e amplo.

Nesta pauta houve debate, mas pouco avanço, a SMSA também pediu prazo de cinco dias para uma resposta oficial e o SIFAR segue com a estratégia de entrar com um mandado de segurança coletivo contra a administração. Portanto, os servidores que se sentiram lesados devem entrar em contato com o sindicato para enviar a documentação necessária o quanto antes.

Caso a resposta da Prefeitura seja negativa para as reivindicações, os servidores e servidoras já sabem a resposta, é preciso se organizar para cobrar ativamente a gestão da SMSA, com o maior número de servidores possíveis.

 

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais