SIFAR entra com pedido de multa por descumprimento da liminar do ESF

Após os pedidos de esclarecimento da situação dos servidores do Estratégia de Saúde da Família (ESF), feitos pelo SIFAR à Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), terem sido ignorados pela gestão, o sindicato peticionou na justiça um aviso de que a Prefeitura está descumprindo a liminar que deveria ter cumprimento imediato. A SMSA está descumprindo a decisão desde o dia 25 de setembro, há quase um mês.

O secretário de saúde Bruno Rodelli, em reunião do Conselho Municipal de Saúde de Araucária (Comusar) na quinta-feira (29/09), assumiu que a Prefeitura estava ciente da liminar e se comprometeu a cumprir a decisão judicial. Isso significa que não há desculpa de que a Prefeitura não tenha sido notificada, a SMSA estava ciente e deliberadamente descumpriu a decisão judicial por semanas. 

Desde o Comusar, o sindicato e os servidores tem tentado o diálogo, ofícios foram enviados e respostas foram cobradas para que o retorno dos servidores fosse o mais tranquilo possível. Entretanto, a SMSA assumiu uma postura de silêncio deixando de responder qualquer tentativa de esclarecimento. Os trabalhadores provaram, inclusive judicialmente, que a Prefeitura errou na forma de conduzir as avaliações, portanto, devem retornar aos locais de trabalho.

Os servidores seguem atentos e mobilizados no grupo do ESF para caso a Prefeitura continue descumprindo a ordem judicial. Entenda melhor o caso em outra matéria feita pelo SIFAR.

RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais