Informativo SIFAR: lógica produtivista afeta as condições de trabalho, veja

3 de setembro, Jornal do SIFAR saindo do forno! Em breve, o informativo será levado aos locais de trabalho. Enquanto isso, você pode conferir a versão digital no nosso site.

Na 4ª edição do informativo (set-nov. de 2024), analisamos a piora das condições de trabalho a partir da lógica produtivista que está sendo aplicada pela Prefeitura aos servidores.

A cobrança por uma produtividade excessiva em detrimento da qualidade do atendimento acontece a partir de mecanismos de controle como o ponto eletrônico, a corte do diálogo com as equipes que estão no chão das unidades, ordens cada vez mais verticalizadas e assédio moral.

Um levantamento feito pelo SIFAR em 2023 mostrou que faltam mais de 1.500 servidores em Araucária. O número atualizado um ano depois pode ser ainda maior.

Em meio a essa situação, a gestão impõe regras absurdas como a redução do tempo de atendimento aos pacientes, o fim da reunião da equipe da saúde, o aumento de atendimentos na assistência social sem aumento da equipe, o endurecimento em relação às consultas médicas e o terror criado em cima do ponto eletrônico.

Todos os problemas citados foram criados ou deixaram de ser resolvidos pela própria gestão. Com a sobrecarga e a cobrança constante, sem levar em consideração as condições de trabalho, os casos de adoecimento crescem, enquanto a qualidade do atendimento irá piorar. É um ataque direto aos servidores e à população usuária dos serviços.

Veja no informativo exemplos absurdos que aconteceram com a aplicação do ponto eletrônico e com os processos de terceirização e privatização vistos na saúde, como no Hospital Municipal de Araucária (HMA) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI).

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