20 de novembro: não basta não ser racista, é preciso ser antirracista

A frase de Angela Davis, filósofa e militante da luta anticapitalista, antirracista e feminista, dá norte à certeza de que para romper com o racismo na sociedade capitalista é preciso se colocar ativamente contrário a ele. Para isso, é necessário estar à frente das lutas pelos direitos da classe trabalhadora em conjunto com a comunidade na luta por moradia, pelo desencarceramento, pela vida das mulheres, contra o genocídio do povo palestino e por melhores condições de vida, sempre com o debate racial em nosso horizonte, e com uma atuação coletiva de combate ao racismo nos locais onde atuamos.

É por isso que, neste 20 de novembro, iremos compor o 1º Afro Araucária junto com diversos movimentos culturais e sociais de Araucária, Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Um evento que reúne música, arte, literatura e debate, para dar visibilidade à luta antirracista e espaço a artistas negros e negras.

O evento será próximo ao Parque Cachoeira na Rua Guanabara n °50, a partir das 09h00 da manhã. O bate-papo promovido pelos convidados do evento, que inclui o SIFAR, irá começar às 09h30. Vem compor a luta antirracista com a gente!

Neste 20 de novembro, a direção do SIFAR também convida todos os trabalhadores de Araucária (servidores ou não) a compor o Coletivo Antirracista do Grito da Base/Intersindical. O objetivo é avançar nas discussões do racismo estrutural na sociedade capitalista, e, além disso, propor a prática da luta antirracista em espaços colaborativos como este que acontecerá no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Os encontros do grupo acontecerão em 2025, sempre nas primeiras terças-feiras do mês. Se você tem interesse de participar, mande uma mensagem para o WhatsApp do SIFAR no telefone (41) 99886-0107.

A partir de debates que aconteceram no ano de 2024, o SIFAR produziu um cartaz antirracista, que também é um informativo sobre a necessidade de combater o racismo no Brasil. O cartaz pode ser impresso e colado nos locais de trabalho, e caso você ainda não tenha recebido, avise o sindicato!


RECEBA NOSSO INFORMATIVO


    Acompanhe nossas redes sociais